Música Popular Brasileira

Música Popular Brasileira
MPB

sábado, 3 de julho de 2010

APRENDENDO A TORCER

Brava Gente Brasileira, tudo bem?
Finda a memorável participação dos Guerreiros de Dunga (jogador de futebol é outra coisa, bem diferente) na África do Sul.

Pelo menos momentaneamente fez-se um clima um tanto soturno em nosso valoroso (esse sim) Botequim do Rio. O velório deve ter durado de uns 23 a 37 segundos, tempo para avistamento de garçom, para clamarmos por provisão suficiente de chope e restaurarmos nossas vidas, que há muito mais a ser feito que ficar velando mediocridade.

Mas, nesse curto espaço de tempo citado, me lembrei de uma grande lição que a África do Sul tem pra nos oferecer. Como torcer adequadamente. Em algumas partidas aqui no Botequim notei que, para eles, o mais importante é torcer, não importa muito quando, nem em que direção. Vibram intensamente com o cara e coroa que costuma abrir os jogos. Aplaudem com entusiasmo tiro de meta, ainda mais se executado com alma. Derrapadas na lama são equiparadas a cenas chaplinianas, invenções para nos divertir. Falta cobrada ao gol, mesmo passando a 30 metros do alvo, é um delírio só. Formidável!

E aí vem a parte mais incrível, que pode bem nos servir como referência para que não soframos mais com futuros deslizes de nossos, cada vez mais raros, craques. Eles comemoram os gols tanto para um time quanto para o outro! Seja qual for o resultado a torcida sempre ganha e sai comemorando, o que deixa a todos felizes e, assim, em condições de mirar seus ódios em alvos mais significativos.

Quem de nós, ainda tão arraigados aos sentimentos nem sempre tão nobres que as disputas em nós provoca, teria tal idéia? É coisa revolucionária, não há dúvida. Pra ser adotada o quanto antes, que 2014 é logo ali.

Johannesburg, 3 de Julho de 2010.
Wilson Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário